SockServ

O sockserv é um serviço implementado pela PTnet para reduzir a probabilidade de abuso de canais, ataques a servidores, e floods em geral.

Este serviço tenta prevenir a falsificação (ou ofuscação) da origem das ligações, fazendo um teste às máquinas de todos os utilizadores em busca de software de proxy que esteja mal-configurado. O teste é completamente inofensivo e superficial, e não implica de forma alguma a entrada nas máquinas.

Considera-se mal configurado qualquer proxy que aceite ligações anónimas vindas da Internet, porque pode ser usado por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, para mascarar a sua ligação. Além disso, o uso de um proxy mal configurado por parte de terceiros é um abuso dos recursos da vítima, porque é o seu tráfego e a sua linha que estão a ser utilizados para ligações e downloads, em vez dos do atacante.

Todos os testes do sockserv são feitos a partir de uma máquina chamada adamastor.PTnet.org. Se tiver uma firewall, e esta se queixar que está a receber ligações do adamastor.PTnet.org (ou do IP 195.23.135.8), não se preocupe, é o SockServ. Estes testes deverão ocorrer apenas uma vez, por cada vez que se liga à PTnet.

Se o sockserv não o deixa entrar na PTnet, por favor verifique o software que tem instalado na sua máquina! Tem qualquer coisa instalada que está a permitir que a sua ligação seja abusada por terceiros, e é por isso que não se consegue ligar ao IRC.

Como exemplo, sistemas ou programas como Wingates, Proxyservers e Socks servers, quando mal configurados, podem permitir que estranhos aos seus proprietários os utilizem para ligar a outras maquinas escondendo o seu IP original, mostrando o desse sistema.

Se não deseja ser alvo destes testes, então simplesmente não se ligue à PTnet. Estes testes são feitos apenas a utilizadores da PTnet, no momento em que estes se ligam (ou momentos depois). Tenha no entanto presente que este género de verificações será cada vez mais comum no futuro, principalmente se usa redes públicas de IRC, servidores de jogos online, etc.