Notícias PTnet

Vianetworks passa a claranet.ptnet.org

Numa alteração há muito devida, o antigo servidor da Vianetworks mudou de nome para claranet.ptnet.org, que melhor reflecte a organização actual da empresa. Para os utilizadores tudo continua igual. O nome antigo reencaminha para o novo, mas encorajamos a utilizar o novo nome ou, preferencialmente, irc.ptnet.org.

Nunca é demais renovar o agradecimento à Claranet Portugal pelo seu continuado apoio à PTnet, com um dos mais antigos servidores em funcionamento contínuo.

Novo regulamento e documentação

Foi actualizado o regulamento que rege a PTnet. É um documento importante que convidamos à leitura. Abrange pontos como os objectivos da rede e a sua estrutura, bem como direitos e deveres dos utilizadores. Pode encontrá-lo em:

https://www.ptnet.org/regulamento

Também criámos nova documentação relativa aos serviços da rede que foram modernizados no final do ano passado. São um conjunto de curtos documentos com as informações que considerámos essenciais para a sua utilização. É uma leitura rápida e útil tanto para novos utilizadores como para veteranos:

Boas-vindas ao ipg.ptnet.org

Sobe, sobe, PTnet sobe! Mais uma instituição juntou-se à PTnet, bem-vindo ipg.ptnet.org do Instituto Politécnico da Guarda!

Rádio PTnet

Foi lançada hoje a Rádio PTnet, a rádio oficial da rede PTnet!

A Rádio PTnet está vocacionada para servir a maior rede de IRC portuguesa, para entretenimento musical dos utilizadores da rede e tem a finalidade de contribuir para divulgar a rede e para angariar novos utilizadores. Somos uma rádio online, de conteúdo musical generalizado, que será transmitida através da página https://radio.ptnet.org/. Comprometemo-nos a respeitar os direitos dos ouvintes.

Venha conviver connosco no canal #Radio, junte-se a nós!

Rádio PTnet - Tem tudo, só não tem comparação.

Webchat com HTTPS e WEBIRC

O webchat da PTnet começou a usar ligações seguras com HTTPS, o que significa que o endereço passou a ser: https://chat.ptnet.org/

Esta é uma boa oportunidade para recordar que é simples criar um link para um canal específico. Basta adicionar o nome ao endereço sem o cardinal (#), por exemplo: https://chat.ptnet.org/portugal. A página do top de canais faz uso deste mecanismo para abrir o webchat no canal pretendido.

Outra novidade é que o nosso webchat começou a usar internamente o protocolo WEBIRC, que permite mostrar o endereço real dos utilizadores no campo de hostname, ao invés do endereço do servidor de webchat. Isto é especialmente útil para os operadores de canal que podem mais facilmente lidar com situações impróprias. Os webchats externos Kiwi IRC e Mibbit também estão autorizados a usar WEBIRC na PTnet.

Esta funcionalidade pode parecer menos segura, por revelar o endereço, mas na realidade o endereço esteve sempre visível no campo de "user" ou "ident" da máscara de utilizador, na forma de IP codificado em hexadecimal (por exemplo o IP 11.22.33.44 resulta no user 0b16212c).

Regresso do uc.ptnet.org

Após alguns anos de "ressaca", o servidor uc.ptnet.org voltou ao serviço. A PTnet continua a crescer. Obrigado à Universidade de Coimbra, em particular à Associação Académica de Coimbra, por nos apoiar!

Certificados válidos

A PTnet começou a utilizar certificados válidos na ligação SSL em todos os servidores de IRC. Recorremos à famosa entidade certificadora Let's Encrypt para obter os certificados gratuitamente. Cada certificado foi pedido no servidor a que pertence e é válido para o "nome.ptnet.org" do servidor e "irc.ptnet.org" em simultâneo, sem recorrer a wildcards. Desta forma é minimizado o risco de roubo ou uso indevido dos certificados, ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade de se poder ligar à rede tanto por um servidor específico como ao endereço genérico.

Pode, agora, começar a validar o nosso certificado no momento da ligação à PTnet em clientes que o suportem. Recomendamos que o faça para garantir que se está a ligar à PTnet e não a um servidor impostor. Alguns exemplos:

  • mIRC: entre em alt+o -> connect -> option -> ssl e escolha "Display invalid certificates for approval" e não aceite certificados pedidos quando se liga à PTnet, ou escolha "Skip connections with invalid certificates" para rejeitar automaticamente. Se preferir pode usar o comando "/writeini mirc.ini SSL show 1" ou "/writeini mirc.ini SSL show 0" respectivamente.
  • irssi: adicione o parâmetro -tls_verify ao comando de ligação
  • WeeChat: adicione o parâmetro -ssl_verify ao comando de ligação, ou altere a configuração com "/set irc.ptnet.org.ssl_verify on"

Recordamos que a ligação SSL se faz na porta 6697.

FAQ de migração da rede

Depois da festa de ontem há muito confetti para varrer! :) Existem diferenças significativas na rede que importa esclarecer. Vamos fazê-lo num formato de perguntas e respostas frequentes (FAQ).

Ligação

  • Não me consigo ligar por SSL!

    Passámos o SSL para a porta 6697, a standard de facto para este serviço. A 6667 ficou em exclusivo para ligações normais. O motivo é que colocar tudo na 6667 facilmente induz em erro sobre o real estado da nossa ligação até já ser "tarde demais".

  • Já mudei a porta mas mesmo assim não liga... Estou a usar ZNC.

    Pode ser necessário limpar a lista de certificados e voltar a aceitar, pois são diferentes.

  • Porque é que agora aparece a minha shell no user@host?

    Começámos a validar o identd das ligações, que pedimos a todos os Service Providers (SP) que utilizem. Desta forma consegue-se determinar se existem utilizadores com um número abusivo de ligações, em vez de confiar cegamente no IP do SP. Quando não há resposta ao identd, a rede coloca um "~" no início do user para se saber que ficou indeterminado.

Nicks

  • Consigo ver os hostnames das outras pessoas, também vêem o meu?

    Sim, agora por omissão os hostnames dos clientes são visíveis desde que estejam em canais em comum ou comuniquem directamente. Se deseja esconder o seu hostname, deve registar o nick e utilizar o comando /hostserv default para activar um hostname virtual (vhost).

  • Dantes conseguia identificar o nick colocando a password na ligação ao servidor mas já não funciona!

    Essa funcionalidade chama-se SASL e infelizmente o hybrid-ircd não a suporta. Gostaríamos de voltar a suportar mas não podemos prometer nada. Como alternativa sugerimos a identificação por certificado de cliente, veja /nickserv help cert.

  • Não consigo colocar o /away numérico (filtro de mensagens).

    O away deixou de ter essas funcionalidades, agora limita-se a definir a mensagem de away. Como alternativa existem vários novos modos de utilizador que o ajudarão a controlar quem pode falar consigo:
    /mode nick +g - Bloqueia mensagens excepto a quem você fez /accept, por exemplo /accept nick!*@* (veja /help accept)
    /mode nick +G - Bloqueia mensagens excepto de quem está em canais comuns, além de a quem fez /accept
    /mode nick +R - Só clientes registados podem falar consigo

Canais

  • Não consigo ver os canais onde tenho acesso, dantes o /nickserv info tinha esta informação.

    Essa informação passou para um comando dedicado: /nickserv alist

  • O meu canal tem +k (key) e agora não consigo entrar com a minha key!

    A rede agora distingue entre maiúsculas e minúsculas na chave do canal. Se não se lembra da password exacta faça /chanserv getkey #canal para recuperá-la, se o seu utilizador tiver permissões suficientes.

  • Como coloco o modo +R (apenas nicks registados)? Tenho o SET SECURE ligado mas não funciona!

    O SECURE agora tem outras funções. Para definir o +R pode fazê-lo manualmente, já não é um modo protegido. Para o tornar permanente, utilize: /chanserv mode #canal lock add +R

  • Não consigo identificar-me como founder!

    Os canais já não têm password. Passa a a ser necessário o fundador definir os nívels do canal (/chanserv help levels) de forma a que os utilizadores tenham acesso às funcionalidades necessárias conforme o seu nível de acesso.

Novo ano, nova rede

A PTnet mudou! Bom, não muito, continua a ser a maior rede de IRC portuguesa, mas debaixo do capô levou um novo "motor". Exactamente 20 anos depois do lançamento dos serviços de apoio da rede, e 10 anos desde a última versão do ircd, lançámos hoje uma nova geração de software que dá início à modernização da rede. Adoptámos o ircd-hybrid e nos serviços fomos para o anope. Em cima disto, implementámos muitas das funcionalidades tradicionais da PTnet (não todas, ainda) e fizemos a tradução dos serviços para português europeu. Todos os dados de nicks, canais e memos foram preservados.

Algumas das principais novidades:
- Serviço de HostServ para escolher um vhost (sujeito a aprovação), ou acesso a um vhost default (sem necessidade de aprovação)
- Serviço de BotServ para apoiar a gestão dos canais
- NickServ com login por certificado de cliente, join automático, grupos de nicks
- IPv6
- ... E muito mais :)

Esperamos que goste, é com prazer que estamos a revitalizar a rede para a aproximar dos padrões de qualidade modernos. O trabalho, esse, vai continuar. Como sempre, para qualquer questão, estamos no #PThelp para ajudar. Até já!

Novo servidor sonaquela.ptnet.org

O fornecedor de serviços de internet sonaquela.pt juntou-se a nós!

Pode ligar-se directamente ao servidor de IRC do sonaquela.pt no endereço sonaquela.ptnet.org ou de forma automática no irc.ptnet.org.

Muito obrigado ao sonaquela.pt pelo apoio à PTnet! :-)

Páginas