FAQ de migração da rede

Notícias  

Depois da festa de ontem há muito confetti para varrer! :) Existem diferenças significativas na rede que importa esclarecer. Vamos fazê-lo num formato de perguntas e respostas frequentes (FAQ).

Ligação

  • Não me consigo ligar por SSL!

    Passámos o SSL para a porta 6697, a standard de facto para este serviço. A 6667 ficou em exclusivo para ligações normais. O motivo é que colocar tudo na 6667 facilmente induz em erro sobre o real estado da nossa ligação até já ser "tarde demais".

  • Já mudei a porta mas mesmo assim não liga... Estou a usar ZNC.

    Pode ser necessário limpar a lista de certificados e voltar a aceitar, pois são diferentes.

  • Porque é que agora aparece a minha shell no user@host?

    Começámos a validar o identd das ligações, que pedimos a todos os Service Providers (SP) que utilizem. Desta forma consegue-se determinar se existem utilizadores com um número abusivo de ligações, em vez de confiar cegamente no IP do SP. Quando não há resposta ao identd, a rede coloca um "~" no início do user para se saber que ficou indeterminado.

Nicks

  • Consigo ver os hostnames das outras pessoas, também vêem o meu?

    Sim, agora por omissão os hostnames dos clientes são visíveis desde que estejam em canais em comum ou comuniquem directamente. Se deseja esconder o seu hostname, deve registar o nick e utilizar o comando /hostserv default para activar um hostname virtual (vhost).

  • Dantes conseguia identificar o nick colocando a password na ligação ao servidor mas já não funciona!

    Essa funcionalidade chama-se SASL e infelizmente o hybrid-ircd não a suporta. Gostaríamos de voltar a suportar mas não podemos prometer nada. Como alternativa sugerimos a identificação por certificado de cliente, veja /nickserv help cert.

  • Não consigo colocar o /away numérico (filtro de mensagens).

    O away deixou de ter essas funcionalidades, agora limita-se a definir a mensagem de away. Como alternativa existem vários novos modos de utilizador que o ajudarão a controlar quem pode falar consigo:

    /mode nick +g - Bloqueia mensagens excepto a quem você fez /accept, por exemplo /accept nick!*@* (veja /help accept)
    /mode nick +G - Bloqueia mensagens excepto de quem está em canais comuns, além de a quem fez /accept
    /mode nick +R - Só clientes registados podem falar consigo

Canais

  • Não consigo ver os canais onde tenho acesso, dantes o /nickserv info tinha esta informação.

    Essa informação passou para um comando dedicado: /nickserv alist

  • O meu canal tem +k (key) e agora não consigo entrar com a minha key!

    A rede agora distingue entre maiúsculas e minúsculas na chave do canal. Se não se lembra da password exacta faça /chanserv getkey #canal para recuperá-la, se o seu utilizador tiver permissões suficientes.

  • Como coloco o modo +R (apenas nicks registados)? Tenho o SET SECURE ligado mas não funciona!

    O SECURE agora tem outras funções. Para definir o +R pode fazê-lo manualmente, já não é um modo protegido. Para o tornar permanente, utilize: /chanserv mode #canal lock add +R

  • Não consigo identificar-me como founder!

    Os canais já não têm password. Passa a a ser necessário o fundador definir os nívels do canal (/chanserv help levels) de forma a que os utilizadores tenham acesso às funcionalidades necessárias conforme o seu nível de acesso.