Clientes

Para se ligar à PTnet com o seu cliente de IRC favorito use o endereço irc.ptnet.org na porta 6697 (SSL/TLS) ou na 6667 (tradicional). Recomendamos que use SSL/TLS com verificação do certificado para ter a garantia de que se está a ligar à PTnet em segurança.

Um dos grandes benefícios do chat por IRC é que tem clientes para todos os gostos, com uma boa selecção de clientes gratuitos e livres de publicidade. Recomendações de clientes por plataforma:

Clientes Web

PTnet Chat

https://chat.ptnet.org/

Como não podia deixar de ser, recomendamos o nosso cliente web baseado no The Lounge. É uma webapp moderna, de design atractivo, funcional e responsivo, de modo a ser perfeitamente usável tanto no desktop como no telemóvel.


IRCCloud

https://www.irccloud.com/

O IRCCloud presta um excelente serviço de IRC para qualquer rede, nas quais se encontra a PTnet. A versão gratuita funciona sem restrições para uso normal. Tem também uma versão paga que permite ter o nick sempre online mesmo quando o utilizador não está, e ao ligar mostra as mensagens que passaram (semelhante a um bouncer / ZNC). Adicionalmente tem app mobile para as principais plataformas.

Clientes Mobile

AndroIRC (Android)

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.androirc

Este é o cliente de Android mais usado, sólido, com um interface tradicional. A lista de nicks abre-se com um swipe. Pode configurar a PTnet na lista de redes e definir como ligação automática.


Revolution IRC (Android)

https://play.google.com/store/apps/details?id=io.mrarm.irc

Um cliente de Android mais recente, open source, que está a dar cartas por demonstrar boa integração visual em Android e seguir os últimos standards técnicos. Contudo, encontra-se ainda em fase de desenvolvimento.


Palaver (iOS)

https://palaverapp.com/

Incrivelmente (ou não), não existe actualmente um cliente gratuito genérico de IRC para iOS. O Palaver é uma das opções pagas, assim como o Igloo. Como alternativa gratuita, recomendamos que use um cliente web como o IRCCloud mencionado anteriormente ou a App respectiva.

Clientes Desktop

HexChat (Windows, Linux)

https://hexchat.github.io/

Simples, eficaz e open source, é o cliente recomendado tanto para principiantes como veteranos que desejem uma experiência tradicional. Em Windows use o instalador EXE autónomo, pois a versão da Store é paga. No campo do Windows recomendamos também o extremamente configurável ADIIRC e, claro, para os mais saudosistas existirá sempre o mIRC :-)


Irssi (Linux, Windows, Mac)

https://irssi.org/

Para utilizadores avançados para quem o terminal é a sua primeira casa. Outra boa opção nesta categoria é o WeeChat.


LimeChat (Mac)

http://limechat.net/mac/

Um bom cliente gratuito e open source para Mac. Para quem estiver disposto a abrir os cordões à bolsa, tem ainda o Textual.