Registar nick

Um nick é o seu nome virtual numa rede de IRC. Para um uso básico, não é necessário qualquer registo. Contudo, registar um nick na PTnet garante que este só será usado por si. Desta forma equilibra-se o anonimato inerente ao IRC e o reconhecimento entre pessoas, fundamental à comunicação. Alguns canais, como medida de segurança, só admitem nicks registados ou obrigam a registo para falar publicamente (ficando ao critério do fundador e operadores de cada canal).

Instruções

Para registar um nick, deve primeiro escolher o nick desejado, garantindo que ele não foi ainda registado por outra pessoa. Consiste numa única palavra, com letras maiúsculas ou minúsculas (sem acentos), números e alguns caracteres especiais como _-[]{}. De seguida, utilize o comando de registo, que requer um e-mail válido. Por fim, receberá no e-mail o comando de confirmação que deverá utilizar assim que possível e enquanto ainda está a usar o nick desejado. Abaixo exemplificamos os 3 passos necessários:

  1. Escolher o nick

    /nick o-seu-nick

    Poderá obter uma resposta a indicar que o nick está em uso, ou até pode chegar a mudar o nick mas ser informado de que já está registado. Nesse caso terá de escolher outro nick.

  2. Registar o nick

    /msg nickserv register a-sua-password o-seu-email

    Receberá um e-mail de confirmação; se demorar mais de alguns minutos a chegar, verifique a pasta de spam.

  3. Confirmar o registo

    /msg nickserv confirm código-do-email

    O e-mail de confirmação contém o comando completo que necessita de executar.

A partir deste momento, sempre que desejar utilizar este nick, deve fazer o comando de login e logo assumirá o nick automaticamente:

/msg nickserv login o-seu-nick a-sua-password

Se encontrar alguma dificuldade, não hesite em pedir ajuda no canal #PThelp (escreva o comando /join #pthelp).

O registo é obrigatório para utilizar determinados serviços da PTnet, como registar e gerir canais (ChanServ, BotServ), proteger o seu endereço de rede (HostServ) ou enviar memos (MemoServ). O próprio NickServ, que utilizou para registar o nick, é um desses serviços e dispõe de funcionalidades adicionais. Recomendamos que leia a documentação para tirar o melhor partido da sua estadia na PTnet.