HostServ

O HostServ é um serviço que disponibiliza hostnames virtuais (vhosts) para substituir o hostname real (endereço público). Actualmente os hostnames dos utilizadores são visíveis desde que estejam em canais em comum ou comuniquem directamente. A solicitação e activação de um vhost permite esconder o hostname real em todas as situações.

Posso ter um vhost simples só para esconder o meu hostname?

Sim, com o comando:

/msg hostserv default

O serviço vai gerar um vhost por omissão, que normalmente usa o formato "nick.vhost" (por exemplo, se o nick for thebest, resulta em thebest.vhost). De seguida terá de confirmar o registo do vhost (o próprio serviço lhe dará esta indicação), neste exemplo utilizando o comando "/msg hostserv default thebest.vhost". Este comando não necessita de aprovação, pelo que o seu uso é recomendado.

Como solicitar um vhost personalizado?

/msg hostserv request vhost-desejado

Use bom senso para solicitar uma vhost. Não escolha nomes susceptíveis de causar confusão ou conflito com utilizações reais ou que violem os termos de utilização da rede. Por exemplo, vhosts baseados em ptnet.org não são permitidos, pois estão destinados exclusivamente aos agentes da rede. A aprovação é feita pelos IRCops e helpers da rede e qualquer nome abusivo será negado!

Como faço para remover o meu vhost?

/msg hostserv remove

Mais informações

Veja todas as funções disponíveis com o comando:

/msg hostserv help all

Para dúvidas e questões entre no canal #PThelp (/join #pthelp).